Notícias & Artigos

Home Notícias Editorial AATAMED: O crescimento do uso da cannabis medicinal na Bahia e os desafios na implementação da política pública

Editorial AATAMED: O crescimento do uso da cannabis medicinal na Bahia e os desafios na implementação da política pública

A Bahia ocupa a 5ª posição entre os estados brasileiros com mais pacientes em tratamento com cannabis medicinal, conforme revela o anuário da Kaya Mind. Confira aqui: Esse dado é um reflexo claro do crescente uso da cannabis como alternativa terapêutica no estado, promovendo uma verdadeira ruptura na medicina tradicional e trazendo significativa melhoria na qualidade de vida de muitas pessoas que enfrentam condições de saúde complexas.

A utilização de medicamentos à base de cannabis, como o canabidiol (CBD) e o tetrahidrocanabinol (THC), tem se mostrado eficaz no tratamento de uma variedade de doenças, como epilepsia, dor crônica, esclerose múltipla e outros distúrbios neurológicos e autoimunes. Esse avanço representa não apenas uma esperança para milhares de pacientes, mas também um marco na forma como a medicina enxerga o potencial da cannabis na promoção de saúde e bem-estar.

No entanto, apesar de todos os avanços, ainda existem desafios significativos. A Lei nº 9.663/2023, que estabelece a Política Municipal de Uso de Cannabis em Salvador, tem como um de seus principais pontos a garantia da distribuição gratuita de medicamentos à base de cannabis (CBD e/ou THC) em unidades de saúde públicas e privadas. Embora essa medida seja positiva, sua implementação tem sido aquém do esperado, não sendo, ainda, tão inovadora ou eficaz quanto deveria ser. A burocracia e a falta de infraestrutura adequada impedem que muitas famílias tenham acesso rápido e contínuo a esses tratamentos.

É nesse contexto que a Associação de Apoio ao Tratamento Canabinoides (AATAMED) tem atuado de forma ativa. A associação vem desenvolvendo várias ações para apoiar as famílias que dependem do tratamento com o CBD, oferecendo orientação, acesso a informações sobre as terapias e acompanhamento jurídico. Além disso, a AATAMED se coloca como uma ponte entre os pacientes e as autoridades de saúde, buscando acelerar o processo de implementação das políticas públicas e promover o acesso a um tratamento digno e adequado.

Nosso trabalho é pautado na defesa de uma política pública que realmente atenda às necessidades da população, com a distribuição eficiente de medicamentos e o desburocratização do processo de acesso à cannabis medicinal. A AATAMED tem se empenhado para que as famílias não enfrentem mais dificuldades para garantir um tratamento que, para muitos, é a única alternativa viável para a melhora de suas condições de saúde.

Apesar dos avanços conquistados, é fundamental que o poder público, profissionais de saúde e a sociedade como um todo se empenhem na construção de um sistema de saúde mais eficiente e inclusivo, onde o tratamento com cannabis medicinal seja amplamente acessível. A AATAMED seguirá firme em sua missão de apoiar as famílias e lutar para que a política pública de cannabis na Bahia seja verdadeiramente inovadora e eficaz, promovendo um acesso mais justo e rápido a essa terapia que já tem transformado vidas.

A luta continua, e nós da AATAMED estamos comprometidos em garantir que a Bahia seja um exemplo de sucesso na implementação do tratamento com cannabis medicinal, assegurando qualidade de vida a todos que necessitam dessa terapia.