
A primeira reunião da comissão regulamentar para distribuição de medicamentos à base de canabidiol, via SUS, em Salvador, contou com a presença do presidente da Associação de Apoio ao Tratamento com Canabinoides (AATAMED), Rafael Gomes, autoridades políticas e profissionais de saúde. O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Saúde do município, no bairro do Comércio, na última sexta – feira (15), e alinhou ferramentas dos tratamentos de saúde com a Cannabis Medicinal.
“Foi o primeiro momento de muitos. Iniciamos esse trabalho com muita força e dedicação. É mais uma abertura positiva com entidades para desenvolver ações de defesa do canabidiol e sua importância". Salienta Rafael.
Sobre a Lei
A lei propõe uma Política Municipal de uso da cannabis para fins medicinais e distribuição gratuita de medicamentos prescritos à base da planta, que contenha em sua fórmula as substâncias Canabidiol (CBD) e/ou Tetrahidrocanabinol (THC), nas unidades de saúde pública municipais e privadas, conveniadas ao SUS, em Salvador.
Estudos demonstram que o CBD possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, neuroprotetoras e anticonvulsivantes. Além disso, o tetra-hidrocanabinol (THC), outro composto presente na Cannabis, tem propriedades anti-inflamatória e relaxante muscular, podendo ser útil em determinados casos.